top of page

Campanha "Meu Ciclo, Minha Vida"

Atualizado: 16 de mar.

Dignidade Menstrual, Direitos Reprodutivos e Sexual.



O Coletivo de Mulheres, Políticas Públicas e Sociedade - MUPPS, desde 2020 tem atuado coordenando a Campanha "Meu Ciclo, Minha Vida" que trata da Dignidade Menstrual das Pessoas que Menstruam no Brasil.

A Campanha conta com vários coletivos de Mulheres do eixo Nordeste-Norte.

Através do Programa Meu Ciclo, Minha Vida, o Coletivo MUPPS promoveu rodas de Diálogos sobre Dignidade Menstrual, Direitos Sexuais e Reprodutivos em escolas públicas e comunidades periféricas em Salvador e região metropolitana.

Possibilitou que várias mulheres participassem das oficinas artesanais de absorventes sustentável para consumo próprio, de suas filhas e para terem uma renda complementar.

O MUPPS também promoveu dois Dias de Mobilização pela Dignidade Menstrual em que atuou junto as Comunidade para chamar atenção para o tema, promovendo ações como oficinas, rodas de conversa e distribuição de kits de higiene íntima. Um dia dedicado a esta causa.

A Campanha exigiu que o MUPPS produzisse um Manual para Confecção de Absorventes Sustentável e uma Cartilha sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Além disso, o Coletivo MUPPS desenvolveu e aplicou uma pesquisa sobre o acesso das pessoas que menstruam aos absorventes que são distribuídos na rede pública de ensino de Salvador e Região Metropolitana. Os resultados da Pesquisa está sendo sistematizado, para avançarmos para a segunda etapa da pesquisa.

Atualmente o MUPPS junto com a Companhia de Teatro Acerola promoveu o espetáculo Gatunas que trata sobre situações de indignidade Menstrual no Brasil. que esteve em Cartaz no Teatro do CESI Rio Vermelho e CESI Caminho de Areia.

O Espetáculo buscou dialogar com vários públicos, por isso, foi construído com uma linguagem acessível e uma história envolvente que atraiu a atenção de estudantes de escolas públicas que ao final do Espetáculo participaram de uma Roda de Diálogo com as atrizes e a equipe de produção sobre Dignidade Menstrual.

O MUPPS segue com suas parceiras ampliando a discussão sobre Dignidade Menstrual e Direitos Sexuais e Reprodutivos, como firme proposito de buscar a equidade de gênero e raça no Brasil.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page